DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
19 de abril de 2024
Search
Close this search box.

Absorventes menstruais serão distribuídos pelo governo de Alagoas para estudantes da rede estadual de ensino

Compartilhe este artigo

Absorventes
Absorventes / Foto: Reprodução / Internet

Estudantes da rede estadual de ensino em Alagoas vão receber gratuitamente absorventes íntimos. A medida foi anunciada pelo governador Renan Filho, faz parte de um Programa da Secretária de Educação e tem o intuito de combater a pobreza menstrual de jovens do estado.

Segundo a proposta, mais de 22 mil estudantes da rede estadual entre 13 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade social, devem receber kits de material higiênico compostos por absorventes, lenços umedecidos descartáveis e sabonetes íntimos líquidos.

A medida já foi aprovada pela Procuradoria Geral do Estado de Alagoas (PGE) e agora retorna para início da licitação e posterior contratação da empresa responsável pelo fornecimento dos kits. A estimativa é que a iniciativa entre em vigor ainda esse ano.

Renan Filho fez o anuncio ao lado do secretário estadual de Educação, Rafael Brito, durante visita ao Sertão de Alagoas, na última quinta-feira (14).

O assunto tem sido bastante discutido em todo o País, após o presidente Jair Bolsonaro ter vetado o projeto que previa a distribuição de absorvente menstrual para estudantes de baixa renda de escolas públicas, pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade extrema. A proposta foi avalizada na Câmara dos Deputados, no de 14 de setembro, e aguardava a sanção do presidente.

Como justificativa, Bolsonaro alegou, entre outros motivos, que o projeto aprovado no Congresso não previu fonte de custeio para a medida.

Em Alagoas, segundo o governo do Estado, a instituição da medida já vinha sendo tratada internamente pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) anteriormente à Lei 8.478, sancionada pelo governador Renan Filho, que reforça as diretrizes para a política pública Liberdade para Menstruar, cuja finalidade é “conscientizar sobre a menstruação e a universalização do acesso a absorventes higiênicos”.

O secretário estadual de Educação, Rafael Brito, ressaltou que a pobreza menstrual é um dos principais motivos que fazem as jovens perderam aulas. Ele também enfatizou que a ação do Governo de Alagoas é essencial e trará dignidade para as adolescentes.

“Essa é uma política pública essencial e que trará dignidade para as nossas adolescentes em situação mais vulnerável. Esse é um projeto prioritário do governador Renan Filho, estamos dando a máxima celeridade para que ele entre em vigorar o mais rápido possível”, afirmou Brito, por meio da assessoria.

Fonte: Cada Minuto

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.