DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
2 de janeiro de 2025

HGE de Alagoas registra mais de 22 mil atendimentos nos primeiros seis meses deste ano

Compartilhe este artigo

Os casos clínicos continuam sendo os mais prevalentes, conforme as estatísticas do HGE.

O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, registrou 22.589 atendimentos nos primeiros seis meses deste ano. Foram 15.994 atendimentos a pacientes com casos clínicos, 5.593 a pessoas acidentadas, 791 a cidadãos agredidos, e 138 a usuários lesionados por queimaduras. Além disso, prestou assistência a 59 alagoanos que atentaram contra a própria vida e a 14 que sofreram afogamento.

Dos 5.593 atendimentos a vítimas de acidentes, 2.627 relataram que as motivações foram casuais, 2.612 informaram que o sinistro ocorreu no trânsito e 354 se feriram no ambiente de trabalho. Já das 791 pessoas que foram alvos de agressões, 299 foram por agressão corporal, 286 por arma de fogo e 206 por arma branca.

Números que atestam a importância do HGE, o maior hospital de Alagoas e que é referência em assistência emergencial na área da alta complexidade, como destaca o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda.

“O número de atendimentos registrados pelo HGE no período de janeiro a junho deste ano comprovam o quanto ele é um hospital eficaz. Nele, a população alagoana conta com os profissionais mais qualificados e com extrema experiência em casos de alta complexidade”, frisou o gestor da saúde estadual.

MAIS DADOS

Ao mesmo tempo, também de janeiro a junho, o HGE realizou 3.155 cirurgias, sendo 1.043 ortopédicas, 724 gerais, 689 vasculares, 174 neurológicas, 152 plásticas, 110 pediátricas, 68 urológicas, 60 torácicas, 36 bucomaxilofaciais, 25 oftalmológicas, 23 otorrinolaringológicas e 51 outras. E entre os cinco procedimentos mais realizados estão as apendicectomias, os debridamentos, as laparotomias exploradoras, as drenagens de tórax e os procedimentos para tratar pacientes com a Doença Vascular Periférica (DVP).

“Estamos cumprindo com o nosso dever de acolher todos os usuários do SUS [Sistema Único de Saúde], que precisam dos nossos cuidados de Média e Alta Complexidade, 24 horas por dia, de domingo a domingo. O HGE segue firme no seu principal propósito, que é ser referência em assistência de urgência e emergência para pacientes feridos em acidentes de trânsito e de trabalho, bem como, para as vítimas da violência, que sofreram infarto, AVC e queimaduras.

Cotidianamente, a nossa missão tem sido fortalecer os nossos serviços para que ganhem cada vez mais qualidade e eficiência”, afirmou o diretor-geral da unidade, Fernando Fortes Melro.

Redação IO
Ascom HGE
Thallysson Alves
Foto: Micael Oliveira

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.