Enfermeiros, técnicos e auxiliares em enfermagem protestaram na manhã desta quarta-feira (7) na Praça Centenário, na Av. Fernandes Lima, em Maceió. Os profissionais são contrários a implantação da jornada 12x36h sem a folga semanal que, segundo eles, seria muito exaustivo.
Utilizando faixas e cartazes, os manifestantes bloquearam a avenida por volta das 7h. Com a chegada da polícia, foi negociada a liberação da faixa azul. As outras duas faixas da Fernandes Lima continuaram interditadas pelos profissionais até por volta das 11h.
Com a implantação da jornada 12x36h, auxiliares, técnicos e enfermeiros passariam a trabalhar 36 horas semanais, elevando a carga horária 144 para 180 horas mensais, sem direito a folgas semanais ou feriados.
Os profissionais de enfermagem alegam que são grandes vítimas da própria condição e atuam quase todo o tempo sobrecarregados com jornadas extenuantes, doentes pelo excesso de trabalho e deprimidos pelo tratamento dado pelos empregadores.
O Ministério Público do Trabalho tenta mediar um acordo entre os trabalhadores e as empresas. Segundo o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal), alguns hospitais tentaram coagir profissionais a assinar individualmente à adesão a jornada, prática considerada irregular pelas leis trabalhistas.