
Militares fazem desinfecção de locais públicos como medida preventiva contra o novo coronavírus. (Foto: 59º BI Mtz).
O 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz) vem desempenhando várias atividades preventivas e humanitárias durante a pandemia de Covid-19. As ações começaram nas dependências da unidade, com triagens realizada pelos profissionais de saúde do posto médico, verificando as condições clínicas de militares e funcionários civis, além da desinfecção das instalações.
Já as ações humanitárias em prol da população iniciaram com o apoio à Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da gripe Influenza (H1N1), em Maceió. Durante as três fases, militares do 59º BIMtz trabalharam em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e com a Guarda Municipal de Maceió, na organização e no controle do fluxo de pessoas.
Os militares também participaram da campanha de doação de sangue realizada pelo Exército Brasileiro, em todo o território nacional, intitulada “Ajudar está no nosso Sangue”. Ao longo do ano, diversos militares doaram sangue de forma voluntária no Hemocentro de Alagoas (Hemoal).
A iniciativa teve como objetivo reforçar os estoques de bolsas de sangue e contribuir com a preservação da saúde, nesse momento de crise causada pela pandemia.
Ainda no combate ao coronavírus, o 59º BIMtz apoiou diversos municípios na desinfecção de locais públicos, a exemplo das ações realizadas em Maceió, Marechal Deodoro, Rio Largo, Palmeira dos Índios, Porto Real do Colégio, São Miguel dos Campos e Arapiraca.
Para a desinfecção, a tropa utiliza produtos à base de cloro e água sanitária na lavagem e pulverização de hospitais, terminais rodoviários, Unidades Básicas de Saúde (UBS), praças, pontos de ônibus, entre outros. Durante os trabalhos de higienização, são usados equipamentos de proteção individual (EPI) apropriados para o manuseio dos produtos químicos.
Distribuição de alimentos
O 59º BI Mtz realizou, ainda, o transporte de mais de 100 toneladas de alimentos em apoio logístico à Secretaria de Assistência Social de Maceió, à FUNAI e à FECOMÉRCIO. Tais alimentos foram distribuídos a estudantes da rede de ensino da capital alagoana, a comunidades indígenas do Estado de Alagoas e a entidades cadastradas no Programa Mesa Brasil, do SESC.
Foram distribuídos 160 kits de alimentação para as famílias das crianças e jovens participantes do Programa Forças no Esporte (PROFESP), realizado no Batalhão, possibilitando a continuidade do reforço alimentar durante a paralisação das atividades do PROFESP, devido à pandemia.