DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
5 de fevereiro de 2025

Número de faltosos para tomar a 2ª dose da vacina chega a 89 mil na grande Maceió

Compartilhe este artigo

Maceió contabiliza 60,11% da população totalmente imunizada contra a Covid-19

Nesse público de 12 a 17 anos – estimado em 101,1 mil pessoas – foram aplicadas 73,3 mil doses enviadas pelo governo federal, de acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Até o último dia 4, Maceió tinha recebido 1,4 milhão de doses e aplicou 1,3 milhão de doses de vacina contra a Covid-19. Desse total, 742,2 mil tomaram a primeira dose, 528,7 mil a segunda e 43,2 mil a de reforço. Os dados revelam ainda que 72,3% da população que reside na capital recebeu a 1º dose e 51% a segunda. Já em relação à população adulta que tomou a 1ª DS (671,5 mil), o percentual é de 88% e 69% ou 525,3 mil concluíram o esquema vacinal. Sobre os adolescentes que buscaram imunização em Maceió, perto de 71 mil receberam a primeira dose e mais de 3 mil concluíram o esquema vacinal.
Sobre as vacinas mais aplicadas e as faixas de idade mais e menos imunizadas contra a Covid em Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a quantidade de vacinas aplicadas é proporcional ao número de doses recebidas. Assim, do total de doses aplicadas, 40,73% são Pfizer; 35,55% são Astrazeneca; 22,46% são Coronavac; 1,26% é Janssen.

Segundo os dados informados até o último dia 4° (quinta-feira), Maceió tem 69,2% de adultos e 3% de adolescentes imunizados com a segunda dose ou dose única. “Levantamento feito na terça-feira (2) com base nos dados até o dia 1° mostra 89.501 pessoas com atraso para a segunda dose em Maceió”, acrescentou a assessoria da SMS.

Em entrevista à Gazeta, o pesquisador do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Esdras Andrade avalia que poderíamos estar num estágio mais avançado no processo de vacinação e que para entendermos a situação de momento (até o dia 02/11), é necessário recorrermos aos números divulgados pelo Ministério da Saúde, divulgados para o estado de Alagoas.

“E, esses dados apontam para uma redução significativa na quantidade de doses aplicadas no mês de outubro em comparação a agosto (este, corresponde ao mês que mais se vacinou no estado em 2021). Foram 360.122 doses em outubro contra 814.070 doses em agosto. Verifica-se, portanto, uma redução de aproximadamente 56%. Em relação a setembro a diminuição foi de 37%”, explica o pesquisador.

Fonte: Gazeta Web
Regina Carvalho
Ascom SMS

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.