“Aqui o mar avançava para vias da nossa cidade que, apesar de serem de responsabilidade do Estado, nada era feito. Mas nós não nos omitimos, nem negligenciamos, estamos fazendo uma obra bem-feita. Temos a alegria de mostrar os avanços da obra que já está com 40% de execução e daqui a pouco vamos entregar para vocês. Nosso Pontal merece. É um patrimônio histórico, artístico e cultural da nossa cidade”, destacou JHC.
No local está sendo construído um muro de contenção ao longo de toda a orla, com 1,2km de extensão, formado por blocos maciços pré-moldados, desde a sua fundação. Ao todo, mais de 15 mil blocos irão compor o paredão de proteção do calçadão, da ciclovia e da via de tráfego.
A tecnologia, de origem holandesa, é desenvolvida pela primeira vez em uma capital brasileira, sendo Maceió, portanto, pioneira nesse tipo de metodologia de contenção da erosão da maré, que vem atingindo a costa brasileira há mais de uma década.
Até o momento, já foram concluídos outros quatro pontos de contenção marítima nas orlas de Jacarecica, Jatiúca e Praia do Sobral, que juntos somam mais de um quilômetro de extensão. Essas áreas oferecem segurança e bem-estar aos moradores, além de preservar a área urbana e turística da região.
Fonte: Redação IO
Secom Maceió
Foto: Jonathan Lins