Os 143.187 mil arapiraquenses aptos a votar, que formam o segundo maior colégio eleitoral de Alagoas, vão escolher neste domingo (15) os membros da Câmara de Vereadores e o prefeito que vai comandar o executivo municipal pelos próximos quatro anos.
Os locais de votação abriram às 7h e vão receber os eleitores até às 17h de hoje. Já no início da manhã alguns eleitores formavam filas no aguardo da abertura dos portões. Por conta da pandemia de Covid-19, o uso de máscaras no rosto é obrigatório, além de ser necessário levar a própria caneta para a seção e manter um distanciamento de segurança.
Ao todo, sete candidatos disputam a prefeitura de Arapiraca no pleito deste ano. São eles: Cláudio Canuto (Patriota), Fabiana Pessoa (Republicanos), Gilvânia Barros (Solidariedade), Hector Martins (Cidadania), Lindomar Ferreira (PSOL) e Luciano Barbosa (sem partido) e Tarcizo Freire (Progressistas).
Outros 359 candidatos disputam uma das 19 vagas da Câmara de Vereadores de Arapiraca.
A administradora Nayara Maria foi votar na Escola Estadual Adriano Jorge, no Centro de Arapiraca, logo cedo para evitar grandes filas e destacou a importância desse momento. “É um dia muito importante porque a gente escolhe quem vai nos representar pelos próximos quatro anos no nosso município. Por isso todo mundo deve votar de forma consciente para que todos os direitos de cada cidadão sejam preservados. Também espero que quem for eleito cumpra o que prometeu durante a campanha”, disse.
Já Elineuza Ferreira faz parte do grupo de risco da Covid-19 e foi no início da manhã votar na Escola Municipal Hugo Lima, seguindo a recomendação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Temos esse compromisso de votar para tentar melhorar a realidade da nossa cidade. Estou aqui com a minha máscara, minha caneta e o documento. Mesmo com a pandemia temos que exercer nosso direito, mas com toda segurança, claro.”