DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
22 de dezembro de 2024

Obras da Prefeitura avançam na orla da Lagoa Mundaú, que irá ganhar mais um parque linear

Compartilhe este artigo

As obras da Prefeitura de Maceió na orla lagunar, no bairro do Vergel do Lago, avançaram em direção ao Papódromo. A revitalização de todo o espaço começou próximo ao canal da Levada, e agora está em frente ao 1º Batalhão da PM, onde será instalado mais um parque linear.

A orla da Lagoa Mundaú foi dividida em trechos pelo Município para passar por uma grande transformação, dentro do projeto Eu Amo a Lagoa. Desde o início do ano, a região passa por limpeza diária, reformas de equipamentos públicos, melhorias na iluminação e acessibilidade, além de receber brinquedos e espaços de convivência.

Para dar andamento ao trabalho, o próximo trecho a ser recuperado é o que fica entre o residencial Parque da Lagoa e o primeiro retorno, no sentido praia. Por lá, será recuperado o asfalto da área em frente ao batalhão militar, onde será criada uma grande área de lazer, igual àquela que foi instalada no trecho anterior.

O espaço vai receber pintura, grama, areia, brinquedos e outros equipamentos para proporcionar mais um ambiente de acolhimento e interação para crianças, jovens e adultos.

Para deixar o local pronto, a Zeladoria Municipal do Gabinete do Prefeito coordena a ação de limpeza e infraestrutura. A rua vai ganhar novo meio-fio, dos dois lados, para delimitar o espaço do parque linear, e o canteiro central vai receber areia branca.

A Superintendência de Iluminação Pública também fará a troca e reposição de lâmpadas, para que todo o espaço seja iluminado com LED. E a Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) fica responsável pelo recolhimento do lixo. Diariamente, atuam na região três equipes de limpeza, varrição, capinação e retirada de entulhos. O trabalho conta com o apoio de uma caçamba e uma retroescavadeira.

“Vamos ampliar os espaços de convivência para os moradores de toda a lagoa, levando brinquedos para as crianças, levando limpeza, mais iluminação, mais lazer, ou seja, proporcionando mais dignidade às pessoas que moram na beira da lagoa. E, em paralelo a isso, a Prefeitura de Maceió está entregando apartamentos para retirar as famílias da situação de insalubridade em que elas foram esquecidas por muitos anos”, ressaltou o secretário de Assistência Social e coordenador dos trabalhos, Claydson Moura.

Para o líder comunitário pastor Marcos Antônio de Oliveira, da Comunidade do Peixe, a principal mudança na região foi a limpeza, que agora é constante. Ele diz que o parque que será instalado no local vai beneficiar ainda mais a população, e ao mesmo tempo gerar uma responsabilidade de todos com o cuidado, como já ocorreu com a questão do lixo.

“Tinham pessoas que, em vez de colocar o lixo dentro do contêiner, colocavam fora, mas hoje todo mundo está colocando no contêiner. A limpeza da Prefeitura estimula isso, porque os moradores estão vendo limpo e não querem sujar. Quando vier o parque, vai ser muito bom para as crianças brincarem, já tem muita gente perguntando, e isso vai dar uma responsabilidade a mais para nós, de cuidar dos brinquedos. A Prefeitura está fazendo o papel dela, e cabe à comunidade fazer a mesma coisa”, reforça.

José Cícero Costa e Fabiana da Silva, moradores da Comunidade da Torre, também estão na expectativa das mudanças que irão ocorrer na orla. Eles terão que deixar o barraco onde moram com os filhos porque a construção avançou sobre o asfalto, por isso aguardam a liberação do aluguel social, pago pela Secretaria Municipal de Assistência Social, para que possam se mudar.

Na nova casa, que será do outro lado da rua, o casal e os cinco filhos terão melhores condições de moradia, e ainda vão contar com um espaço de lazer e convivência bem à porta. “Hoje as crianças brincam dentro de casa ou a gente leva no parque, lá do outro lado, e eles gostam tanto. Mas agora, mais perto, vai ficar melhor. Tem também o problema do lixo, que melhorou muito, antes aqui não prestava para brincar, o pessoal colocava tanto entulho. Só que agora, quando coloca, a Prefeitura leva”, comemora Fabiana.

A revitalização segue também no trecho após o Papódromo, em direção à Praia da Avenida, onde já foi iniciada a reposição e troca do meio-fio e instalação da linha d’água.

E na área por trás do residencial Parque da Lagoa, onde fica a Comunidade Sururu, ao lado do Campo do Fortaleza, a Secretaria de Habitação retirou cerca de 600 barracos para dar espaço à construção de mais prédios.

Parte dos moradores dos barracos demolidos foi contemplada com imóveis em um dos residenciais entregues desde o ano passado pelo Município. Outra parte recebe o aluguel social enquanto não é sorteada com apartamento.

De acordo com o coordenador de Fiscalização da Secretaria de Habitação, Luciano Monteiro de Carvalho, desde o ano passado, cerca de 2500 barracos foram retirados de toda a orla da Lagoa Mundaú. “Boa parte das famílias foram atendidas com apartamentos nos Alamedas, no Vale Bentes ou no Parque da Lagoa. Quem não foi contemplado com unidades habitacionais é encaminhado para o aluguel social. Recebendo o aluguel, a gente pode derrubar o barraco”, explica.

O Parque da Lagoa está com mais de 70% da obra concluída. O residencial vai abrigar mais de 7 mil moradores da região, que fazem parte do levantamento habitacional realizado pela Prefeitura em 2019.

Fonte: Secom Maceió
Foto: Secom Maceió

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.