Música, dança, performance, arte e feira. A diversidade será a peça-chave das comemorações dos 112 anos de fundação do Teatro Deodoro. A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) preparou uma semana de programação cultural, de 14 a 20 de novembro, com atividades das 8h às 22h. Paulo Betti, Maria Emília Clark e Marika Gidali são presenças confirmadas na celebração.
As atrações culturais foram divulgadas nesta terça-feira (8), em um coffee break com a imprensa, no Café da Linda, Foyer do Teatro Deodoro. Com nomes nacionais e enaltecendo a valorização cultural dos artistas da terra, as comemorações abraçam várias manifestações artísticas. A programação conta com espetáculos de teatro, dança e música, oficinas, feiras e exposições. A maior parte dos eventos é gratuita.
A imponente casa de espetáculos chega a mais um marco – 112 anos – em plena atividade. Inaugurado em 15 de novembro de 1910, o espaço funciona a todo o vapor, realizando sonhos, transbordando emoção e encantando pela beleza arquitetônica. O lugar guarda importantes capítulos da história, não só da arte e da cultura, como também da sociedade alagoana. O Teatro Deodoro possui dois anexos: o Teatro de Arena Sérgio Cardoso e o Complexo Cultural Teatro Deodoro.
Para a diretora-presidente da Diteal, Sheila Maluf, o Deodoro é um lugar simbólico para Alagoas. “Esse é o momento mais importante do ano quando se fala em um espaço centenário. Apesar de mais de um século de existência, ele pulsa ativamente e é uma referência na cultura no Estado. É uma alegria poder celebrar mais essa data com uma programação tão diversificada, abraçando todos os projetos parceiros da Diteal. Será uma semana intensa e tenho certeza de que o público vai adorar tudo que está sendo preparado”, explica.
Durante o evento comemorativo, que acontecerá em todos os espaços do Teatro Deodoro, os parceiros da Diteal, Chau do Pife, MC Tribo, Wilson Santos, grupo Transhow, Coletivo Nossa Gente, Orquestra Filarmônica e Clube do Jazz também estarão presentes na semana de celebrações. Haverá, ainda, uma oficina de iluminação cênica com Edner Careca. Os projetos Quinta no Arena e Teatro Deodoro é o Maior Barato também serão celebrados durante o aniversário.
A novidade deste ano é a parceria com a Feira Agroecológica Novo Jardim, que, além de artistas, trará 20 agricultores e expositores familiares vindos de assentamentos da reforma agrária e comunidades rurais de Alagoas, para expor produtos no pátio do Teatro Deodoro, ao lado do Café da Linda, entre os dias 15 e 19 de novembro, das 9h às 21h.
“Celebrar a data de fundação do Teatro Deodoro não é comemorar uma festinha de aniversário. É muito além. É celebrar a arte e a resistência em um equipamento artístico e cultural singular; é celebrar uma comunidade artística e determinada em ser e permanecer, e um público que exige respeito e a possibilidade de se maturar, é uma ação de respeito a nossa identidade e capacidade, é respeitar e valorizar o passado, exigir atenção e investimento ao momento presente, e estar absolutamente comprometido com o crescimento intelectual, artístico, cultural, social e econômico do nosso lugar no mundo, nossa Alagoas”, afirma Alexandre Holanda, gerente artístico e cultural da Diteal.
O aniversário de 112 anos da fundação do Teatro Deodoro também abrirá espaço para homenagens: uma in memorian ao jornalista e músico Jorge Barbosa (Sebage) e outra a três expoentes das artes em Alagoas – a bailarina Eliana Cavalcanti, o Patrimônio Vivo Chau do Pife e o poeta Ronaldo de Andrade.
Fonte: Secom Alagoas
Foto: Jonathan Lins