
Com as transformações recorrentes no mercado de trabalho, em especial para atender as novas demandas tecnológicas, Alagoas precisa qualificar 58 mil pessoas para ocupar vagas no setor industrial. E isso tem que acontecer, de acordo com a projeção do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, em quatro anos, ou seja, até 2025.
As qualificações serão necessárias para repor cargos inativos, mas também para preencher novas vagas. Desse número, 45 mil são para formação continuada. Isso significa que a maioria, 77%, precisa se atualizar.
Segundo a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, ocupações industriais são aquelas que requerem conhecimentos tipicamente relacionados à produção industrial, mas estão presentes também em outros setores da economia.
Em todo o país, a demanda é de 9,6 milhões de trabalhadores qualificados. Os dados e a avaliação são do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, estudo realizado pelo Observatório Nacional da Indústria para identificar demandas futuras por mão de obra e orientar a formação profissional de base industrial no país.
As áreas com maior demanda por formação são: Construção, Metalmecânica, Transversais, Logística e Transporte, e Alimentos e Bebidas. As ocupações transversais são aquelas que permitem ao profissional atuar em diferentes áreas, como técnico em Segurança do Trabalho, técnico de Apoio em Pesquisa e Desenvolvimento e profissionais da Metrologia, por exemplo.
O estudo agrupa as ocupações industriais em 25 áreas. Abaixo, as que mais precisarão formar até 2025:
Áreas com maior demanda por formação (inicial + continuada)
Área Demanda
Construção 13.612
Metalmecânica 8.883
Transversais 8.875
Logística e Transporte 8.025
Automotiva 4.327
Química e Materiais 1.647
Tecnologia da Informação 1.647
Gestão 1.608
Telecomunicações 1.472
Eletroeletrônica 1.258
Fonte: Gazetaweb
Mariane Rodrigues
Foto: Divulgação






