Renan Filho anuncia renuncia ao Governo de Alagoas para concorrer ao Senado / Foto: Reprodução
Em um evento realizado na Praça dos Martírios, em frente ao Museu Floriano Peixoto, antigo Palácio do Governo, no Centro de Maceió, na manhã deste sábado (2), o governador de Alagoas, Renan Filho, anunciou sua renúncia ao cargo, para concorrer a uma vaga no Senado, nas eleições deste ano.
Inovando na despedida, Renan falou aos presentes da sacada do Palácio Floriano Peixoto. Durante seu pronunciamento o governador agradeceu ao pai, Renan Calheiros, a mulher, Renata Calheiros e a mãe, Verônica Calheiros, que estavam ao seu laudo, e cumprimentou autoridades, secretários e aliados presentes.
Renan Calheiros iniciou o pronunciamento falando sobre sua gestão, citando resultados e conquistas. “Quando assumi o governo assumi o compromisso de parar de transferir responsabilidades para outros.”, disse, antes de citar as realizações de sua gestão em diversas áreas, como Segurança, Saúde e Educação.
Ainda durante seu pronunciamento, Renan reafirmou seu apoio ao ex-presidente Lula, na disputa pela Presidência da Republica e exaltou o nome do deputado Paulo Dantas para assumir sua vaga como governador do Estado.
O governador também citou a atuação de sua gestão durante a pandemia da Covid-19 e citou as inaugurações dos hospitais. Renan disse que sua gestão está deixando R$ 4 bilhões nos cofres para investimentos no Estado.
“Encerro esse meus dois governos com sentimento de gratidão. Com sentimento misto de ver cumprido. O que eu não consegui fazer foi por conta das minhas limitações. Eu vou estudar mais, me dedicar mais e quero dizer que onde eu estiver, eu estarei lutando e trabalhando por Alagoas”, afirmou.
“Eu vou deixar hoje o Governo do Estado para me colocar à disposição do povo de Alagoas, para ser senador da República e lá no Senado Federal defender os nossos interesses”, conclui Renan, agradecendo a todos.
O evento de despedida de Renan reuniu autoridades, políticos, convidados e, na praça centenas de pessoas, entre elas integrantes de movimentos sociais e associações.
O governador usou as redes sociais, na noite dessa sexta-feira (1), para convidar os seguidores e a população para se fazerem presentes no seu último pronunciamento à frente do governo do Estado. Já na manhã deste sábado (2), Renan também postou um vídeo do momento em que estava a caminho do evento, onde ele aparece acompanhado da então primeira dama, Renata Calheiros, e dos filhos, Davi e João.
Renan foi eleito governador em 2014 e reeleito em 2018. Ao todo, foram sete anos e três meses de mandato.
Agora, o cargo de governador ficará a cargo do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Klever Loureiro, até a realização de uma eleição suplementar, na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE/AL), que deve ocorrer em até 30 dias. Loureiro tomará posse ainda neste sábado (2).
Com isso, o vice-presidente do TJ/AL, desembargador José Carlos Malta Marques, assume a presidência do órgão.
Fonte: Cada Minuto
Foto: Reprodução