Neste período de chuvas, as famílias que necessitarem de abrigo têm à disposição as duas unidades de acolhimento mantidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). São elas: a Casa de Passagem Manoel Coelho Neto (conhecido Albergue Municipal), no bairro do Poço e a Casa de Passagem Familiar, localizada no bairro do Farol.
Para ter acesso às unidades de acolhimento, existe a necessidade de haver um contato das famílias afetadas junto à Defesa Civil de Maceió por meio do 199, responsável pelo atendimento e orientações necessárias nos casos que precisem ser encaminhados aos abrigos.
Após o contato das famílias, a Defesa Civil Municipal fará o registro da ocorrência e a equipe da Diretoria Operacional irá até a residência dessas pessoas para verificar a situação e encaminhá-las aos serviços da Assistência Social.
Tanto a Casa de Passagem Manoel Coelho Neto quanto a Casa de Passagem Familiar funcionam 24 horas. Os equipamentos oferecem as principais refeições diárias com café da manhã, almoço, jantar e dois lanches, além de quartos individuais. Oito educadores, com dois deles atuando em plantão de 24h, atuam nos locais, já que já que há acolhimentos que são realizados durante a madrugada. As equipes são formadas ainda por assistentes sociais, psicólogos e educador social na área de esporte e lazer.
Além do abrigamento, os equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social realizam encaminhamentos para outros serviços da Prefeitura de Maceió para que as famílias sejam orientadas e tenham condições de sair da condição de vulnerabilidade.
Para o secretário Municipal de Assistência Social, Carlos Jorge, é importante que a população que precise do serviço de acolhimento não hesite em manter contato com a Defesa Civil de Maceió para que todos os trâmites de atendimentos sejam efetivados.
“A Secretaria Municipal de Assistência Social está de prontidão para os atendimentos, mas a etapa inicial desse processo precisa ser pela Defesa Civil de Maceió. O Município mantém as unidades de acolhimento, dotado de equipes para realizar os serviços e acolher as pessoas que estejam nestas condições”, garante o secretário.
Fonte: TNH1
Ascom Semas
Foto: Divulgação
Ascom Semas