As forças russas avançaram, nas proximidades do Aeroporto Hostomel, cerca de 5 quilômetros (ou cerca de 3 milhas) no último dia, disse nesta quinta-feira (10) um alto funcionário da defesa dos EUA aos repórteres.
As forças russas continuam a “avançar as suas tropas” ao longo de duas linhas paralelas fora de Kiev, e nessas linhas, a linha mais próxima “atingiu cerca de 40 quilômetros a leste de Kiev”, disse o oficial.
“Vemos que as forças russas continuam avançando as suas tropas, estão realmente ao longo de dois tipos de linhas paralelas, e avaliamos que a maior parte dessas duas linhas a norte, a linha mais próxima atingiu cerca de 40 quilômetros a leste de Kiev”, disse o oficial.
Dessas duas linhas, “a que está a sul das duas que mais ou menos emanaram de Sumi, avaliamos também que algumas [das forças russas] podem ter chegado a cerca de 40 quilômetros de Kiev”, disse o oficial.
Na linha sul, o oficial acredita que as forças russas “podem estar se reposicionando de volta para Sumi”, mas não é claro quantas forças, a que velocidade estão recuando, ou porque o estão fazendo isso, disse o oficial.
A cidade de Chernihiv está “agora isolada”, disse o oficial.
O oficial também disse na quinta-feira que as forças russas conduziram “775 lançamentos de mísseis” de “todas as faixas, todas as variedades diferentes” desde o início da sua invasão na Ucrânia.
Os EUA viram “relatos de falhas na Internet particularmente em torno de Mariupol e Kherson”, durante as últimas 24 horas, acrescentou o oficial.
Fonte: CNN Internacional
Ellie Kaufman
Imagens de Satélite Maxar Technologies