Alagoas recebe hoje 1° remessa de vacinas contra a Covid para crianças
O primeiro lote de vacinas chegou ao aeroporto de Viracopos, em Campinas, na madrugada de ontem. Com exceção de São Paulo, em que o transporte será via terrestre, todos os demais estados do país, mais o Distrito Federal, receberão as doses por avião.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), as doses recebidas do governo federal serão distribuídas já a partir de hoje. Em Alagoas, 363.082 crianças estão aptas a receber o imunizante da Pfizer, que é diferente do que foi aplicado nos jovens acima de 12 anos e nos adultos.
Na capital, a ampliação dos pontos de vacinação, a partir do início da semana, foi pensada já como um recurso para atender a nova demanda, e o município afirmou que aguarda apenas a chegada das doses para realizar a convocatória dos novos grupos, que totalizam 106.341.
“Os quatro pontos externos de vacinação – Maceió Shopping (Mangabeiras), Papódromo (Vergel do Lago), Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom) e Praça Padre Cícero (Benedito Bentes) -, vão, inclusive, receber decoração temática, música infantil, brinquedos, algodão doce, já para facilitar a recepção dessas crianças”, afirma Claydson Moura, coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Enfrentamento à Covid-19 (GGI-Covid) no município.
PREVISÃO DE INÍCIO
Inicialmente, a Prefeitura de Maceió havia informado que o início da vacinação de crianças estava previsto para segunda-feira (17). A data foi estimada após reunião entre as secretarias municipais na última terça-feira (11), mas pode ser adiantada, a depender do recebimento das doses.
De acordo com a Prefeitura, a estrutura aguarda apenas a chegada dos imunizantes para dar início à convocação. Segundo o GGI-Covid de Maceió, todos os 36 pontos de imunização contra a Covid na cidade poderão vacinar o novo público e o município afirmou que seguirá as recomendações do MS quando à vacinação, publicadas no final do ano passado.
As ações de vacinação itinerante também serão mantidas. No sábado (15), haverá equipes de vacinação nas feiras do Jacintinho e Tabuleiro, no Mercado da Produção e no Calçadão do Comércio.
Os técnicos da Gerência de Imunização da Prefeitura participam de treinamentos desde que a Anvisa divulgou as recomendações para a vacinação infantil, afirma o Gabinete.
RECOMENDAÇÕES
A vacinação para crianças dos 5 aos 11 anos foi autorizada no dia 16 dezembro e, ainda no dia 5 daquele mês, a União já havia expedido recomendações para a vacinação desse público.
O MS definiu que a imunização ocorresse em forma decrescente de idade (das crianças mais velhas para as mais novas), com prioridade para quem tem comorbidade ou deficiência permanente e para crianças quilombolas e indígenas; sem necessidade de autorização por escrito, desde que pai, mãe ou responsável acompanhe a criança no momento da vacinação; com intervalo de oito semanas – um prazo maior que o previsto na bula, de três semanas.
Fonte: Gazeta Web
Lucas Carvalho
Foto: Andrew Medichini/AP






