DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
11 de fevereiro de 2026

Impulsionado pela Sedetur, artesanato de Alagoas marca presença na Fenearte

Compartilhe este artigo

image00005(4).jpeg

Na reta final da 21ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), os doze artesãos alagoanos apoiados pelo programa Alagoas Feita À Mão continuam marcando presença, vendendo produtos e participando de rodadas de negócios. O evento, que é considerado o maior do segmento na América Latina, acontece até o dia 19 de dezembro.

A feira reúne produções artesanais de destaque em todo o país e conta com a presença de 10 artistas e grupos produtivos alagoanos que foram selecionados por meio de edital disponibilizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). A iniciativa garante com que as produções alagoanas sejam levadas para os turistas de todas as partes do Brasil e do mundo.

Com o tema “É festa no reino da arte”, a Fenearte reúne produções artesanais de destaque em todo o país, e conta com a presença da Associação das Artesãs do Pontal da Barra, da Associação Pontal Arte, da Associação Pontos e Contos, Adeildo Gomes dos Santos, Adailton Rodrigues dos Santos, Bordeliê, Grupo Produtivo Amor Caseado, Grupo Produtivo Ateliê Boca do Vento, João Carlos da Silva, Maria Corá, Maria Eroneide e Mestra Vânia Oliveira.

Além do estande do Programa, alguns artesãos alagoanos fizeram um investimento e alugaram um espaço na Fenearte. É o caso do Grupo Produtivo ‘Renda-se’, comandado pela artesã Adriana Gomes, que adquiriu o espaço em parceria com outro grupo.

“Nós sabemos a importância que tem a Fenearte, e depois da pandemia, pensamos que era essencial garantir a nossa participação. Em parceria com o Grupo Fulô.A, o Renda-se veio para a Fenearte com o apoio do Governo do Estado, do Programa do Artesanato Brasileiro e do Sebrae. É muito gratificante para a gente estar aqui com o nosso próprio espaço”, destaca Adriana.

image00002(1).jpeg

Espaço Janete Costa

Um dos ambientes de destaque na Fenearte, o Espaço Janete Costa foi criado para homenagear a arquiteta pernambucana. Idealizado pelas arquitetas Bete Paes e Roberta Borsoi, o local busca valorizar o diálogo entre artesanato e design e conta com a presença de diversos artistas alagoanos como Lucas, da Ilha do Ferro, Jasson, de Belo Monte, Zé Crente e o Mestre André da Marinheira.

image00011(2).jpeg

Texto de Isabella Padilha
Fotos Ascom/Sedetur

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.